Caravana divulga Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado do Pará

Considerado uma das grandes inovações do Código Florestal Brasileiro, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) já conta com mais de 4 milhões de imóveis registrados. A área cadastrada, cerca de 408 milhões de hectares, corresponde a aproximadamente metade do território nacional e está perto de contemplar grande parte das áreas ocupadas por propriedades e posses rurais do país.

O prazo para fazer o CAR termina no dia 31 de dezembro e, para garantir o maior número possível de imóveis no cadastramento, entre os dias 16 e 26 de maio, técnicos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), equipes das prefeituras locais e da Fundação Roberto Marinho irão promover encontros nas cidades de Macapá (AP), Belém e Santarém (PA), Manaus e Boca do Acre (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR). A caravana tem o objetivo de sensibilizar sobre a importância do CAR e divulgar o curso online com orientações voltadas para técnicos, gestores públicos e proprietários rurais. O curso é gratuito e já está disponível para todos os interessados, no endereço cursodecar.frm.org.br.

O primeiro encontro será em Macapá, nesta terça-feira. Em seguida, haverá encontros em Santarém (quarta-feira, 17) e Belém (quinta-feira, 18). De acordo com o diretor geral do SFB, Raimundo Deusdará, a Caravana faz parte do esforço do órgão e das instituições parceiras para garantir o maior número possível de imóveis na base do CAR. “Estamos muito próximos disto, mas até o final do ano persistiremos na busca ativa para ajudar os proprietários e posseiros que, por algum motivo, ainda não tenham feito o cadastro. O CAR é obrigatório e é o primeiro passo para a regularização ambiental destes imóveis”, afirmou.

O diretor ainda acrescentou que quem faz o cadastro garante o acesso ao crédito e seguro agrícola e aos Programas de Regularização Ambiental (PRA), além de obter outras vantagens. “Estamos percebendo que o CAR ajuda o produtor rural a acessar os mercados, que estão cada vez mais rigorosos em relação à comprovação de origem legal e sustentável dos produtos”, explicou.

O Curso Online de CAR do Florestabilidade apresenta conceitos, práticas e ferramentas para aumentar a qualidade dos cadastros. O conteúdo do curso foi produzido pela área de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, em parceria com técnicos do Serviço Florestal Brasileiro, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e apoio da Skoll Foundation.

Gratuito, o curso é dirigido aos profissionais envolvidos no cadastramento de imóveis rurais no CAR e a proprietários/possuidores de imóveis rurais, mas todos os interessados podem participar.

O Cadastro Ambiental Rural é autodeclaratório e forma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O cadastro contempla dados do proprietário e do imóvel rural, incluindo documentos que comprovem a propriedade ou posse e um mapa da propriedade, feito com base em imagens de satélite, que identifica as áreas produtivas, remanescentes de vegetação nativa, nascentes e cursos de água.

Posted in Sem categoria.